ESG: O que é e como a Energia Solar vai crescer com ela.
No último dia 22 de Abril, aconteceu a Cúpula de Líderes sobre o Clima. Tendo os EUA como país organizador, grandes líderes mundiais discutiram uma agenda de medidas ousadas para reduzir drasticamente o impacto do ser humano na Terra até 2030. Principalmente do ponto de vista energético.
Se por um lado as grandes nações do mundo estão se preocupando com o planeta que vamos construir no futuro, o mercado de investimentos está olhando com mais carinho para as empresas que sabem implementar e trabalhar o ESG dentro de suas casas.
- “Afinal, o que é ESG?”
ESG é uma sigla que veio do inglês e significa Environmental, Social and Governance , ou, em tradução livre para o português ASG – Ambiente, Social e Governança.
- “Ok, mas e daí?”
Tanto empresas que conseguem implementar ESG quanto investidores que levam em consideração o ESG estão na vanguarda de um movimento importante para garantir que o mundo seja mais sustentável daqui para frente.
Se por um lado, promover a igualdade social (dentro e fora da empresa), se engajar em comunidades que se encontram em situação de risco e promover um mundo socialmente equilibrado, estão em uma ponta desta sigla, a ENERGIA SUSTENTÁVEL está na outra.
Durante a Cúpula do Clima, o presidente americano, Joe Biden, disse estar empenhado em promover uma redução de até 50% dos gases poluentes produzidos pelos EUA até 2030. Enquanto o Brasil prometeu neutralizar a suas emissões até o mesmo período
E qual é uma das saídas para bater a meta?
A ENERGIA SOLAR!
Até 2030 o Brasil, segundo as projeções da EPE(Empresa de Pesquisa Energética, do Governo Federal) deverá crescer cerca de 9% na participação da Energia Solar em sua composição da matriz energética.
Em outra análise, desta vez pela Bloomberg New Energy Finance, até 2040 os sistemas fotovoltaicos deverão representar até 32% de toda matriz energética mundial, superando inclusive a energia hidroelétrica. E o Brasil representará 32% desse cenário.
VOCÊ JÁ PODE FAZER PARTE DESSE CRESCIMENTO AQUI!
O FUTURO É SOLAR!
Os dois estudos mostram que a energia solar não só é a energia do futuro como é a opção mais viável que temos atualmente.
Sistemas solares fotovoltaicos conseguem ser dimensionados de acordo com a necessidade do projeto, da empresa e até mesmo de uma residência para uma família. Não é necessário uma estrutura complexa para a instalação – como é o caso da energia eólica – nem de grandes obras que muitas vezes são até nocivas para o meio ambiente – como na energia hidroelétrica, que requer muitas transformações no meio ambiente à sua volta.
ESG + ENERGIA SOLAR = MUNDO SUSTENTÁVEL!
De uma maneira geral, a energia solar permitirá no curto, médio e longo prazo que as empresas se adaptem para diminuir sua pegada de carbono, podendo montar um parque solar para atender sua necessidade energética. Valorizando o seu ESG e atraindo mais investidores que consideram esta sigla na hora de fazer investimentos.
Não só isso, a energia solar permitirá que mais pessoas e até países inteiros se comprometam a diminuir os impactos no meio ambiente e promover as causas energéticas previstas no ESG.
Gostou?!
Inscreva-se na nossa newsletter e receba esta e muitas outras notícias direto no seu e-mail!