Brasil ZERA impostos de importação para alguns equipamentos de energia solar

Desde de 01 de Agosto uma lista de equipamentos que auxiliam na geração de energia solar fotovoltaicas estão vendo seus impostos de importação ZERADOS. 

Publicado no Diário Oficial da União no dia 22 de Julho a medida ajuda muitos negócios da energia (inclusive a ELEVE!) a criarem soluções melhores para seus clientes, que por sua vez vão conseguir valorizar ainda mais os benefícios da Energia Solar Fotovoltaica já que o sistema ficará mais barato. Por outro lado, as marcas nacionais que produzem estes mesmos equipamentos vão enfrentar uma boa concorrência já que esta isenção ajuda no valor dos equipamentos que são importados da China e dependem, agora, apenas das variações do Dólar para compor seu preço no Brasil. 

Boa parte da lista diz respeito a inversores, módulos de energia solar fotovoltaica e “trackers” que são muito usados nas usinas de grande porte pois permitem que os painéis acompanhem os movimentos do Sol ao longo do dia. 

Antes da medida entar em vigor estes equipamentos tinham impostos entre 12% para os módulos e 14% para os inversores. Com a isenção tão recente ainda é um pouco difícil mensurar o impacto que elas causarão no cenário da Energia Solar Fotovoltaica no Brasil, como destacou Rodrigo Sauaia, presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

De qualquer forma, a demanda pela Energia Solar Fotovoltaica tem crescido no Brasil e nós estamos na maior posição historica do país no Ranking dos países produtores de energia solar – 16º Lugar – Mesmo com a matriz representando apenas 2% na composição das matrizes energéticas.

Gostou?!

Inscreva-se na nossa newsletter e receba esta e muitas outras notícias direto no seu e-mail! 

WhatsApp chat